Mais um 7 de setembro. Já perdi o entusiasmo infantil com esta data, quando outrora até fazia bandeirinhas para os momentos cívicos na escola...
O exemplo de patriotismo NÃO vem do alto. Políticos (e também outros tantos cargos PÚBLICOS) usam a "máquina pública", aquilo que funciona com dinheiro meu e seu, como bem querem, como bem pessoal e particular.
Não espero mudanças bruscas, nem profundas a curto prazo. Mas a juventude, como essa da foto acima que tirei na Serra da Piedade, pode fazer muita diferença e me dá esperança. Isso desde que seja bem acompanhada, instruída a saber questionar o mundo (em especial os meios de comunicação) e a ter consciência de que estamos aqui só de passagem. Essa clara noção de peregrinos pode nos fazer ter atitudes bem mais nobres, como cuidar melhor do meio ambiente e cuidar melhor das relações humanas.
Não apenas a juventude, mas todos nós podemos fazer muito ainda. Basta termos indignação e atitudes, pequenas ou grandes. Só não vale se acomodar, como nos "puxa a orelha" o Samuel Rosa (Skank): "a nossa indignação é uma mosca sem asas, não ultrapassa as janelas de nossas casas".
E você, o que tem feito com sua indignação?