Independência ou morte!

Postado quarta-feira, setembro 09, 2009


Mais um 7 de setembro. Já perdi o entusiasmo infantil com esta data, quando outrora até fazia bandeirinhas para os momentos cívicos na escola...

O exemplo de patriotismo NÃO vem do alto. Políticos (e também outros tantos cargos PÚBLICOS) usam a "máquina pública", aquilo que funciona com dinheiro meu e seu, como bem querem, como bem pessoal e particular.

Não espero mudanças bruscas, nem profundas a curto prazo. Mas a juventude, como essa da foto acima que tirei na Serra da Piedade, pode fazer muita diferença e me dá esperança. Isso desde que seja bem acompanhada, instruída a saber questionar o mundo (em especial os meios de comunicação) e a ter consciência de que estamos aqui só de passagem. Essa clara noção de peregrinos pode nos fazer ter atitudes bem mais nobres, como cuidar melhor do meio ambiente e cuidar melhor das relações humanas.

Não apenas a juventude, mas todos nós podemos fazer muito ainda. Basta termos indignação e atitudes, pequenas ou grandes. Só não vale se acomodar, como nos "puxa a orelha" o Samuel Rosa (Skank): "a nossa indignação é uma mosca sem asas, não ultrapassa as janelas de nossas casas".

E você, o que tem feito com sua indignação?

» Comentários 18 | edit post

18 Reply to "Independência ou morte!"

  • Maria Tereza on 10 de setembro de 2009 às 19:18

    Realmente há anos atrás o 7 de Setembro era uma data de muito entusiasmo para mim também. Mas vendo como o nosso Brasil está hoje, perdi totalmente o entusiamo. Mas não adiante nada eu me indignar e não fazer nada. Nós temos que ter atitudes e saber cobrar também dos nossos governantes que escolhemos para nos representar. Se cada um fizer a sua parte, talvez o 7 de Setembro seja celebrado com mais entusiamo!
    Abraços.

     

    Bianca Silvia on 10 de setembro de 2009 às 19:18

    Ola gostei muito da sua postagem e tambem acho muito legal ainda ter pessoas que querem preservar o meio ambiente pois no munto em que vimemos
    ,quaze nao vemos mais isso !parabens pela postagem.

     

    Rafael Frois - Turismologo on 10 de setembro de 2009 às 19:20

    Olá Josemar tudo bem Solicitei aos meus alunos do Projeto - cddbh.wordpress.com que dessem uma passada pelo seu blog. Mas já que estou aqui gostaria de de fazer um comentário também. As pessoas ficam indignadas mas não tomam atitude. É de arrepiar como no hay atitute. Nós jovens - vanguardistas, somos o termometro sensível de uma sociedade que envelhece se acostumando com toda a bandalheira. Nossa responsabilidade é maior. E penso que usando as novas TIC podem ser uma ferramenta muita valiosa para a transformação.

     

    rick freitas on 10 de setembro de 2009 às 19:22

    Essa ê a nossa realidade, muitas pessoas se acomodam, reclamam mas nao querem fazer algo por isso, esperam que outras pessoas tomem a desiçao de correr atras do que e nosso por direito ja outras nem ligam, enquanto isso nao afeta-las diretamente e as prejudicar de alguma forma nunca faram nada a respeito.

     

    Unknown on 10 de setembro de 2009 às 19:22

    Olá Jota Lucas, achei muito legal o seu texto, pois a maioria das pessoas fazem da opinião da mídia a sua opinião e não tem o menor senso crítico sobre a política. E pela falta de patriotismo por parte dos brasileiros.

     

    Unknown on 10 de setembro de 2009 às 19:24

    Concordo com você!
    E acredito que se a maioria pensar como você, e não se acomodar através da merchandagen aue é passada e engolida pelas pessoas mais humildes, todos não esperariam acontecer algo a si para exigir seu direito.Quando isso acontecer teremos um abiente melhor de viver.

    Um grande abraço Josemar


    De:Rafael T Martins

     

    Thaiz on 10 de setembro de 2009 às 19:26

    Este comentário foi removido pelo autor.  

    IRANI on 10 de setembro de 2009 às 19:27

    olá Josemar,
    Gostei bastante da sua postagem atraves dela muita pessoa podem pensar que nem você que é preservar o meio ambiente por que é muito rarro alguém pensar assim

    PARABÉNS PELA SUA CORAGEM E A SUA BOA VONTADE .

    um grande abraço!!!

     

    Thaiz on 10 de setembro de 2009 às 19:28

    Ola, meu nome é Thaiz. Gostei muito do seu texto e concordo plenamente com tudo que vocÊ disse,pois acho que só com indignaçao e açao é que podemos mudar o mundo a nossa volta. O tema "Independencia ou Morte" é bem interessante, mas infelizmente hj as pessoas pensam que independencia é achar que nao precisao de ninguem,isso me deixa triste pois como vc mesmo disse temos que cuidar melhor do meio ambiente e das relaçoes humanas nos tornado assim cada vez mais um pais independente e conciente.

    Atenciosamente,
    Thaiz

     

    Bryan Luiz on 10 de setembro de 2009 às 19:29

    É;não esta facil mesmo a situação do nosso país é hora defazer algo para mudar esa situação.Um abraço e até logo Jota Lucas

     

    Emerson on 10 de setembro de 2009 às 19:29

    Fico muito feliz em saber que ainda tem pessoas que de alguma forma tem o desejo de fazer com que outros se manifestem por uma boa causa, como a do meio ambiente realmente é preciso acordarmos pois devemos cuidar do lugar onde vivemos, para isso todos temos que nos juntar e colaborar de alguma forma, sem esperar a ajuda dos politicos, pois muitos não estão nem aí para o meio ambiente e sim para o dinheiro.

     

    Anne Franciele on 10 de setembro de 2009 às 19:31

    Olá Josemar estou passando pelo seu blog á pedido do meu professor Rafael Frois,mas também concordo que nós temos que ir a luta para que possamos cuidar mais do meio ambiente em que vivemos e cuidar mais de nossas relações humanas pois hoje em dia fica cada vez mais dificil conviver com pessoas diferentes pois a tolerância das mesmas vem diminuindo á cada dia que passa.
    Gostei do seu blog!!!!

     

    1212332225hfhddr on 10 de setembro de 2009 às 19:31

    Acredito que a acomodação com nossa situação, principalmente política, fez com que "perdecemos" o patriotismo, se é que já tivemos( se não, em época de copa do mundo).

     

    Unknown on 10 de setembro de 2009 às 19:40

    Olá Sr.Josemar? Tudo bem?
    Gostei muito do seu blog e tambem do comentário que o sr. fez com relaçao a o dia 7 de setembro(independência).
    Claro com certeza que as juventude de hoje pode fazer muitos melhor é claro com conciência e responsabilidade, e com certeza entusiamos apezar que hoje em dia ninguém esta mais entusiasmado com isso. Mas vale pensar pensar sobre este assunto, expor nossas idéias e objetividade com relaçao as coisas que acontece neste mundo...
    Parabéns pela sua postagem adorei... Abraços!!!

     

    Dennyse Bacelete on 11 de setembro de 2009 às 15:49

    Jota,
    Sei lá, acho q ando numa fase meio otimista (se é que podemos dizer assim, rs).
    Penso assim: realmente são muitas notícias ruins, falcatruas, farras do Senado, da Câmara, do C&*$%# a quatro... Contudo, acompanhando o notíciário mundial, percebo que essa crise moral não está pairando estática sobre o Brasil, ela segue além das fornteiras, até mesmo no chamado '1º Mundo'.
    Se algo pode nos servir de consolo, é pensar que nossa maior arma hoje é a informação, um artigo de acesso à todos e que, oxalá, os tempos medievais de trevas e farras dos senhores feudais estão póximos do fim.
    Bjs!

     

    Adriana Linhares on 18 de outubro de 2009 às 12:10

    Este comentário foi removido pelo autor.  

    Adriana Linhares on 18 de outubro de 2009 às 12:12

    Ei Lucas! Uma dúvida: a foto é de uma caminhada que rola no dia 7 de setembro? Fiquei interessada. Por acaso é para a Serra da Piedade? Está parecendo por esta imagem... Bom passar por aqui de novo. Sou figurinha rara neste espaço, mas sempre vale ler suas mensagens, mesmo que com uma certa defasagem como agora (mea culpa)...rs. Enfim, quando puder, me dê um toque sobre essa caminhada, por favor!
    Abçs.

     

    Anônimo on 8 de dezembro de 2010 às 19:04

    Dou aulas.