Hoje fui surpreendido pelo jornal Super Notícia. Ontem, sábado (24), foi realizado um protesto contra o prefeito de Belo Horizonte, Márcio Lacerda (PSB). O jornal noticiou o evento com uma notinha de 4 parágrafos e uma foto pouco maior que um retrato 3 x 4.

"Coincidentemente", o jornal deste domingo trouxe uma matéria de página inteira, com uma entrevista com o referido prefeito. Na entrevista, o prefeito fala de seus planos políticos, da possível aliança com o PT, e avalia sua gestão como bem-sucedida. Se abstém de tocar em assuntos delicados, como o protesto da véspera, a greve dos professores do estado e, para quem não se lembra, seus gastos com viagens pelo Brasil usando jatos fretados ao invés de voos comerciais, o que motivou, inclusive, o Ministério Público de Minas Gerais a propor uma ação civil pública por ato de improbidade administrativa.

Sobre este último item, vale lembrar que "O valor atualizado gasto com os voos chegaria a quase R$ 857 mil, segundo o Ministério Público. Segundo a ação, as viagens teriam sido feitas entre 6 de fevereiro de 2009 e 20 de julho deste ano. Ainda segundo a promotoria, o gasto com voos fretados teria sido até 2.700% mais alto do que se o prefeito tivesse utilizado voos comerciais." (fonte: Portal G1).

Aqui em Minas a mídia está muito bem "domada" pela irmã de Aécio Neves, Andréia Neves, que tem fama de controlar a mídia com mão de ferro. Há várias acusações de demissões ou transferência de quem ousou publicar notícias negativas sobre o governador. E agora, mesmo quando se trata da esfera municipal, nenhum jornal quer arriscar perder verba de publicidade...

Pois bem. Vamos ver se o PT em Belo Horizonte vai dar mais um tiro no pé, apoiando Márcio Lacerda ou outro partido qualquer, ou se vai ter candidatura própria. Mas, falando sério, tenho andado tão desiludido com política e partidos que passei a usar como critério de voto a pessoa do candidato. As siglas perderam a força (e o respeito).

» Comentários 0 | edit post

0 Reply to "Jornalismo "isento" (ou o que seria dos jornais sem matérias pagas)"